O antigo edifício da “Escola Profissional Mixta(sic) Francisco Garcia” foi originalmente projetado pelo arquiteto italiano Lázaro Paroli e sua construção data de 1929. Primeiramente, o prédio abrigava a “Sociedade Italiana Dopo Lavoro”, construída por cidadãos comuns, operários, fazendeiros e comerciantes, imigrantes da Itália.
Em 1930, o edifício foi doado pela sociedade italiana para a implantação da escola profissionalizante da cidade de Mococa e, no dia 5 de junho de 1930, foi assinado o decreto de criação da escola.
Após a reforma para adaptação do prédio, em parceria com a prefeitura, em 17 de julho de 1931, a escola inicia suas primeiras atividades com os cursos de Marcenaria, Mecânica e Fundição. Oficialmente, a inauguração ocorreu no dia 3 de janeiro de 1932, oferecendo os mesmos cursos.
A princípio, a escola era freqüentada apenas por rapazes; mas, anos mais tarde, novos cursos foram incluídos visando também o público feminino, como Corte e Costura, Bordados, Puericultura, Economia Doméstica, Culinária, Laticínios, Desenho Técnico e Eletricidade.
O objetivo da escola era formar mão-de-obra especializada para beneficiar os setores industriais (ainda em fase inicial), comerciais e rurais, proporcionando o ingresso da população no mercado de trabalho e a conseqüente melhoria da qualidade de vida.
Nessa época, vários colégios similares foram implantados no estado de São Paulo e encontram-se até hoje em funcionamento, reunidas nas denominadas Escolas Técnicas Estaduais.
Em 1994, integrou-se ao Centro Paula Souza, passando a se chamar Escola Técnica Estadual Francisco Garcia, com a missão de formar competência profissional adequada às necessidades dos diferentes mercados de trabalho, com o propósito de contribuir para a melhoria do padrão de vida do trabalhador e para a elevação da qualidade e produtividade de processos, produtos e serviços.
Em 1996, a E.T.E “Francisco Garcia” transferiu suas atividades para o prédio localizado à Avenida Dr. Américo Pereira Lima,1507, funcionando nos três períodos, totalmente modernizada.
Em 2007, passou a ser denominada ETEC “Francisco Garcia”.
No decorrer dos 80 anos de funcionamento, a Escola sempre se destacou pela atuação e competência de seus formandos no desempenho das atividades profissionais e no comprometimento com a cidadania.
Atualmente, a Etec Francisco Garcia oferece os Cursos Técnicos em Administração, Enfermagem, Gestão Ambiental, Hotelaria, Informática, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho, Turismo , Ensino Médio; tendo sido implantados, neste ano de 2008, novos Cursos : Técnico em Farmácia , Técnico em Marketing e Vendas e Técnico em Turismo Receptivo.
A Escola, com o compromisso de atender a comunidade local e regional, tem buscado parcerias, assim, através da sua atuante APM, oferece os Cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores de Soldador, de Programador de Torno com Comando Numérico Computadorizado –CNC, de Usinagem em Torno e, ainda, através das Classes Descentralizadas, em parceria com a Fundação de Apoio à Tecnologia e Prefeituras Municipais, oferece o Curso Técnico em Açúcar e Álcool em Tapiratiba e o Curso Técnico em Administração em Cajuru.
O Corpo Docente e os Coordenadores têm desenvolvido Projetos que visam à qualidade de ensino , à responsabilidade social e à inserção do aluno no mercado de trabalho, destacando-se projetos em parceria com o Departamento de Turismo e Cultura da Prefeitura Municipal de Mococa, tais como Participação dos alunos de Turismo e Hotelaria nos eventos municipais e Projeto de Desenvolvimento Turístico, Cultural e Artesanato junto ao SEBRAE; e na Oficina Municipal do Meio Ambiente, junto ao CEPAM- Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal; ainda, junto às Escolas Estaduais têm desenvolvido projeto de Informática com alunos estagiários-voluntários, e junto à APTA- Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios – Pólo Regional Nordeste Paulista, o desenvolvimento do Projeto “ACOMPANHAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA NO CURSO DO “CÓRREGO RASO” NA ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DE MOCOCA”.
Buscando implementar novas tecnologias, com laboratórios equipados e corpo docente atualizado a Etec. “FRANCISCO GARCIA” continua cumprindo sua missão, junto à sociedade mocoquense, de qualificar profissionais competentes.